sábado, 28 de novembro de 2009

Idéias Brilhantes!


Gostar de viver um dia de cada vez é um problema sério! Final de período na faculdade chegando, e eu com 8 provas pra fazer no período de uma semana. Precisava estudar muito. Ainda não tinha aberto nem um livro de nenhuma das oito matérias. Toda segunda feira eu acordava decidida: Hoje eu estudo! Abria o livro e depois do segundo parágrafo, eu olhava pra fora da minha casa e tava aquele dia lindo que só tem no Rio! Eu fechava o livro na hora. Estudar porra nenhuma, vou pra praia!

E quase todo dia isso acontecia! Só mudava o cenário de pra onde eu ia quando via o dia lindo lá fora. Jardim Botânico, caminhada na lagoa! E quase todas as noites eu saia com amigos! Acordava tarde e nada de estudar. E as provas chegando e eu ficando mais apavorada! Ai é que não rolava estudar mesmo!

Então acordei um dia com uma idéia: Vou para a casa da minha mãe! Minha mãe mora em outra cidade, quase outro mundo. Lá ate tem dias bonitos, mas não tem a Lagoa pra caminhar, nem praia pra curtir, nem jardim Botânico pra ficar batendo papo com a galera. Até tenho muitos amigos na cidade da minha mãe, mas o povo de lá é bem menos rueiro que os cariocas. E eu, com minhas ótimas idéias, pensei o seguinte: Eu fico trancada na casa da minha mãe durante a semana estudando, vejo os amigos no final de semana, e ai faço as provas tranqüila!

Mas eu, bicho estranho que sou, esqueci de um personagem fundamental nessa história... Minha mãe! Digo que sou bicho estranho, porque eu não gosto muito de conversar! É, pois é, uma mulher que não gosta de falar! Adoro o silencio! Até gosto de ouvir histórias, mas nunca de manhã, e só quando dá vontade! Observo muito as coisas que acontecem ao meu redor, mas só falo quando acho que o que eu tenho para dizer é pertinente ou relevante! Acho incrível como as pessoas gostam de desperdiçar palavras, falando de coisas inúteis, ou da vida dos outros! Outro dia perguntei a um amigo (homem ta!) se ele já tinha conseguido contar quantas palavras ele consegue falar por minuto! Gente, o Zé fala sem parar! E acho que ele ainda ficou chateado com a minha pergunta.

E o detalhe da minha mãe é o seguinte. Moramos longe uma da outra e nos vemos no máximo uma vez por mês. E ela é mãe! Ela quer saber o que eu fiz no meu cabelo. Quantos quilos eu emagreci. Se eu estou comendo direito. Como vai o meu estágio. Se já arrumei emprego. Quantas entrevistas eu já fiz. Se já tive retorno de alguma. Como vão meus amigos do Rio. Se eu estou saindo com alguém. Se conheci algum cara legal. Se eu estou fazendo sexo com camisinha. Se eu uso protetor solar... enfim!!!! E mais outras milhares de coisas que só mãe mesmo pode perguntar! Quando minha mãe começa com as perguntas meu padrasto fica balançando a cabeça, como quem diz: Coitada da menina!

E eu, bicho estranho que sou, respondo a maioria delas com sim ou não para desgosto da minha pobre mãe! Pior é quando eu não quero responder a alguma pergunta e falo apenas: Ah mãe, não sei! Juro, tem hora que dá pena da minha mãe! Eu não sei realmente se gostaria de ter uma filha como eu.

Mas aí tive outra das minhas idéias geniais. Já que de dia minha mãe quer ficar conversando, eu durmo durante o dia e estudo de madrugada! Não ia ser nada difícil pra mim. Troco o dia pela noite fácil, e não tem nada disso de barulho ou luminosidade me atrapalhar a dormir! O mundo pode cair quando eu estiver dormindo que eu nem me ligo, e ainda acho que era sonho!

Mas meus amigos tinham planos diferentes dos meus. Todos os dias em que estive na casa da minha mãe eu acabei saindo com algum amigo! E chegando praticamente de manhã, não dava pra estudar! Ainda mais depois de beber!

E nisso passei quase uma semana longe de casa e sem conseguir estudar pra nada! Descobri que não vai mesmo ter jeito. O negócio vai ser perder o dia lindo de hoje, pra ganhar a nota boa amanhã! E chega das minhas idéias brilhantes. De brilhantes elas não tem absolutamente nada... brilhante mesmo, só o dia lindo que está fazendo lá fora!

Um comentário:

Rochester Halfeld disse...

Pois é, eu QUASE sei o que é isso.
Ninguém entende quando quero ficar quietinho no meu canto, principalmente com um companheiro de quarto que cai na gandaia de segunda a segunda.
Quanto aos planos de estudar...bem vinda ao clube. A nossa diferença é só no fato de eu ter de resolver a vida de todo mundo antes da minha.
Faço os trabalhos ilustrados de outros alunos, pago faculdade, alojamento, comida e afins e DEPOIS, ja na hora do "AMÉM" da missa é que finalmente faço os meus trabalhos e provas.
Eu quase me fodi esse semestre ( assim como nos outros_risos)