sábado, 26 de janeiro de 2013

Diário de Férias - Rota das Emoções - Andando por São Luis

Acordamos cedo, tomamos café e fomos para a recepção do Hotel esperar o Guia que iria fazer o City Tour por São Luis conosco. Uma curiosidade sobre o hotel é que o frigobar dos quartos eram completamente vazios. Logo após a recepção, tinha uma máquina onde você comprava o que queria beber ou comer e colocar no seu frigobar.

Confesso que São Luis foi uma cidade que me surpreendeu. Ela parece ser dividida em duas partes (pelo menos é o que parece para turistas), uma parte nova, com varias áreas descampadas e com muitos prédios novos em construção, e uma área antiga, com vários casarões antigos, alguns caindo aos pedaços, e outros muito charmosos.
No City Tour, passamos pelas praias, pela Lagoa, pelos prédios estilosos e pelo centro histórico  O final do passeio foi no mercado, onde degustamos castanhas e cachaças tipicas do local. Encontramos nesse mercado o Guaraná Jesus!! É um guaraná rosa, que de acordo com o Daniel, tem gosto de bolete (um chiclete misturado com bala que a gente comia muito na nossa infância).  Conhecemos também através do Guia um pouco da historia local, das celebridades históricas e dos costumes locais.
São luis é uma cidade com aproximadamente 1 014 837  habitantes ( dados de 2010). É a única cidade brasileira fundada por franceses, tendo sido posteriormente invadida por holandeses. Em seguida, foi colonizada pelos portugueses. (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Lu%C3%ADs_(Maranh%C3%A3o))
Isso faz da cidade um paraíso de misturas de estilos!!! O Clima nesta época é uma delicia! É um misto de calor e umidade, com muito vento. Lá venta tanto que a impressão que fica é que o Rio é Muito mas quente do que lá.

Após o City Tour, pegamos um táxi na porta do hotel e fomos ao maior Shopping da cidade. Primeiro comentário sobre essa ida ao Shopping : Os taxistas da cidade acham que estão dirigindo uma moto !!! O cara que a gente pegou, foi andando colado nos outros carros e até entrou numa de andar pelo corredor entre os carros ! Bizarro !!! 
Sobre o Shopping apenas um comentário: A decepção do Diego ao descobrir que a Coca-Cola comprou Jesus ( o guaraná) !!!  Mas a volta do Shopping não foi assim tão sem comentários...
 Pegamos um taxista que era um senhor. O segundo comentário sobre a ida ao shopping é que a impressão que ficou é que todo taxista em São Luis é mal humorado! Esse senhor foi calado e carrancudo por todo caminho até o hotel, e quando chegamos na porta deste, eu, Daniel e Diego descemos do carro e o senhor saiu arrancando... ele só esqueceu de olhar para trás e ver que a Nina ainda estava no carro, com uma perna pra fora e a outra pra dentro do táxi. O Diego deu um grito e ele parou. Mas nem olhou para trás para ver se estava tudo bem,  nem pediu desculpas... nada! Esperou ela sair e foi embora ! Terceiro comentário: Taxista em São Luis é tudo maluco !!!

De noite resolvemos sair novamente e fomos para um bar à beira da Lagoa. Enquanto estávamos indecisos sobre onde ir, uma atendente de um dos bares, falou do bar dela e explicou que outros bares tinham ao redor. Ela acabou me ganhando pela simpatia e honestidade ( e pela falta de conhecimento também é claro!) e fomos para o bar onde ela trabalhava. Foi um ótimo final de noite em São Luis! Musica boa, ótimos acompanhantes, drinques deliciosos e uma comida típica hiper gostosa!

Na volta para o hotel, pegamos outro taxista maluco e mal humorado, só que este era também desonesto. Quando estava chegando ao hotel ele zerou o taxímetro e deu um valor qualquer que passou pela cabeça dele pela corrida. 
E assim acabou nossa noite... e assim foi nossa dia em São Luis !

Um comentário:

Ana Guia de Turismo disse...

Isso que é passar as férias em intensa adrenalina, a do táxi com sua amiga ainda comparte do corpo dentro do carrro foi hilária!