domingo, 16 de maio de 2010

No trabalho


Chaguei nas Ilhas Mauritius as 10 da manhã. Aqui é tão quente quanto o Brasil, mas depois de quase 20 horas no ar condicionado de aviões, achei as Ilhas Mauritius bem mais quente! Tinha um ônibus esperando pelas pessoas da empresa, que pra minha surpresa ao chegar em frente ao aeroporto, eram mais de 100. O ônibus nos levou para o hotel St. Georges, na cidade de Port Louis. Como não tenho muita experiencia com hoteis, achei normal, mas muitos estavam reclamando. Fomos almoçar e a comida era tipicamente indiana. Muita pimenta em tudo e tudo que era pra ser salgado era doce. O arroz era uma papa sem sal, a carne apimentada, a sopa doce... enfim... um monte de coisas novas.

Recebi a noticia que so iriamos embarcar no dia seguinte, e fiquei um pouco triste. Estava muito ansiosa pra chegar logo na minha nova casa. Mas logo veio a noticia de que a empresa iria pagar um jantar pra gente em um resort da Ilha... minha tristeza na hora sumiu.

No hotel, fiquei junto com a única outra mulher da sonda... a professora de inglês. Nos demos bem logo de cara, e não tinha como ser diferente, afinal somos nós duas no meio de 135 homens. Logo depois do almoço fomos as duas dormir. Eu não tinha dormido nos dois ultimos dias de vôo, estava hiper cansada. E nos duas perdemos a hora. Um dos rapazes que veio do Brasil conosco foi quem ligou pro quarto pra avisar que todos já tinham ido pro restaurante.

No jantar a noite, fomos pra um restaurante na beira do cais da cidade. Pratos e pratos de frutos do mar, vinhos, cerveja, sucos... enfim. Eu e Viviane (a professora), resolvemos dar uma volta por perto do restaurante pra conhecer o lugar. E foi quando eu comecei a me sentir um alienigena! Acidade de Port Louis (não sei se todas as cidades da Ilha são assim) é basicamente povoada por indianos. Indianos e asiáticos. E tava eu lá, essa coisa indefinida, mistura de italianos, com indios, bem brasileira mesmo. Por todo lugar que eu passava as pessoas paravam pra olhar. Gente, elas realmente paravam!!!! E olhavam discaradamente! Nada educados! Fiquei me sentindo cagada ou algo do tipo... todo mundo olhando pra mim!Voltei mais que depressa pro restaurante.

Acordei no dia seguinte muito antes da hora, pois estava hiper ansiosa. Nos arrumamos e fomos fazer o check out no hotel. Um ônibus nos pegou na porta do hotel e nos levou para o porto. Do porto pegamos um barco (daqueles bem fuleiros) para ir ate a sonda.

Quanto mais eu chegava perto da sonda, mais rapido o meu coração batia. Gente, ela é linda! Enorme! Brilhante! Absurdamente diferente de tudo o que eu vi. E pra minha sorte de garota aventureira, tivemos que subir a bordo de cesta. Um guincho, desce uma cesta, e 4 pessoas se agarram ao redor dela, com as bagagens no meio. Muita adrenalina olhar pra baixo enquanto vc esta subindo e só ver ver um mar azul gigante.

Assim que entrei na sonda fui trazida para minha sala. E aqui estou eu. Foi muita correria no primeiro dia, mas se ja estou tendo tempo pra escrever, vcs podem imaginar que o tempo ja se arrumou. Só fui conhecer minha cabine por volta das 4 da tarde. Eu divido a cabine com o outro radio operador que trabalha comigo. Mas como nossos horarios são inversos (eu de 00:00 ao 12:00 e ele de 12:00 a 00:00) posso dizer que a cabine é só minha. A cabine é linda, hiper fofinha e a cama é uma delicia. Nao tive nenhum problema para dormir.

A coisa que mais estranhei na sonda até agora foi conseguir andar sem ficar caindo. Logo que chegamos senti que ela balançava ( por causa das ondas) e não consigo evitar a sensaçao de estar andando por ai bebada (ainda mais agora que a oscilaçao e inclinaçao aumentaram, pois estamos em movimento).

Outra coisa muito legal no meu novo trabalho é comida. Ela é pessimaaaaaa! Isso é otimo, porque não vou correr o risco de engordar como acontece com muitos que trabalham embarcados.

Até agora, só tenho muitas coisas boas pra falar a respeito do meu trabalho. Todos são muito educados (apesar de serem homens), todo dia tem uma coisa nova pra aprender e eu estou perto do mar. Na verdade , estou nele. É so olhar pela minha janela e eu o vejo... lindo e imenso!

É exatamente como diz uma musica que gosto muito: “E nao há razão que me governe. Nenhuma lei pra me guiar. Eu estou exatamente aonde eu queria estar!”



R.V.G.M.T.

Nenhum comentário: