segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ser! Biólogo!

Olha bem pra mim agora! São 9 da manhã de plena segunda feira e eu aqui...sentada no Jardim Botanico, olhando as árvores e ouvindo os pássaros. Esperando o Callitrix aparecer para anotar o comportamento alimentar do bicho. Que vida dificil essa minha!
Esse tipo de coisa só me faz ficar cada dia mais apaixonada pela minha futura profissão. Ser biólogo é tudo de muito bom!
E eu descobri esse final de semana que todo biólogo é meio louco. É meio como um pré requisito... quer ser biólogo? Tem que gostar de fazer coisas que uma pessoa normalmente não gostaria de fazer. Ficar olhando pro nada durante horas, com sol ou chuva... quase um autista mesmo!
Eu realmente achava que fosse a única pirada que gostava disso, mas no Jardim Botanico conheci pelo menos outros 10 malucos como eu. E alguns ainda mais loucos, porque eles vivem disso!! Se bem que receber por esse trabalho é uma forma de compensação. Compensação essa que eu não tenho. Tá... eu sou mais maluca!
Mas então... na sexta me reuni a esse grupo de mais ou menos 10 biólogos para fazer captura do Callitrix. Uma chuva desgraçada e a gente lá, embaixo da chuva, tentando se proteger em algum lugar em que desse pra ver a porra do bicho chegar! E cada vez que um grupo chegava e uma armadilha estalava, parecia comemoração de gol do Brasil em Copa do Mundo. Eu comemorava junto e depois parava e pensava: - Gente... é tudo porra louca! E aí nós tiravamos as armadilhas cheias e botávamos outras vazias no lugar. E continuávamos lá esperando o próximo grupo entrar.
Os biólogos já formados e os estagiários mais antigos levavam os bichinhos para marcar, pesar, fazer a sexagem, coletar sangue e secreções. Como eu sou bicho novo no pedaço e ainda não tomei todas sa vacinas que devia, eu fiquei meio longe nesse processo.... vai que eu acabo transmitindo raiva para os bichinhos?
E assim foi passando o dia... e assim começou e terminou a minha sexta feira. Das 5:30 da manhã às 5 da tarde, esperando o Callitrix.
E nesse meio tempo, vi muitos Tucanos, esquilos, macacos prego, milhares de pássaros e milhões de insetos. Me senti o próprio Darwin... descobrindo um novo mundo!
Então, se você pensa em ser um biólogo de campo, pensa nessas características que eu citei: ser autista, maluco e ter uma certa resistência física para aguentar as intempéries sem proteção. E se você realmente pretende ser um biólogo, a essa altura você já pesquisou e descobriu que o Callitrix é ninguém mais ninguém menos que o famoso Sagui. Porque outra das características mais comuns de todo biólogo que eu conheço é ser o bicho mais curioso do mundo!
R. V. G. M. T.

Nenhum comentário: