sábado, 26 de janeiro de 2013

Diário de Férias - Rota das Emoções - Andando por São Luis

Acordamos cedo, tomamos café e fomos para a recepção do Hotel esperar o Guia que iria fazer o City Tour por São Luis conosco. Uma curiosidade sobre o hotel é que o frigobar dos quartos eram completamente vazios. Logo após a recepção, tinha uma máquina onde você comprava o que queria beber ou comer e colocar no seu frigobar.

Confesso que São Luis foi uma cidade que me surpreendeu. Ela parece ser dividida em duas partes (pelo menos é o que parece para turistas), uma parte nova, com varias áreas descampadas e com muitos prédios novos em construção, e uma área antiga, com vários casarões antigos, alguns caindo aos pedaços, e outros muito charmosos.
No City Tour, passamos pelas praias, pela Lagoa, pelos prédios estilosos e pelo centro histórico  O final do passeio foi no mercado, onde degustamos castanhas e cachaças tipicas do local. Encontramos nesse mercado o Guaraná Jesus!! É um guaraná rosa, que de acordo com o Daniel, tem gosto de bolete (um chiclete misturado com bala que a gente comia muito na nossa infância).  Conhecemos também através do Guia um pouco da historia local, das celebridades históricas e dos costumes locais.
São luis é uma cidade com aproximadamente 1 014 837  habitantes ( dados de 2010). É a única cidade brasileira fundada por franceses, tendo sido posteriormente invadida por holandeses. Em seguida, foi colonizada pelos portugueses. (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Lu%C3%ADs_(Maranh%C3%A3o))
Isso faz da cidade um paraíso de misturas de estilos!!! O Clima nesta época é uma delicia! É um misto de calor e umidade, com muito vento. Lá venta tanto que a impressão que fica é que o Rio é Muito mas quente do que lá.

Após o City Tour, pegamos um táxi na porta do hotel e fomos ao maior Shopping da cidade. Primeiro comentário sobre essa ida ao Shopping : Os taxistas da cidade acham que estão dirigindo uma moto !!! O cara que a gente pegou, foi andando colado nos outros carros e até entrou numa de andar pelo corredor entre os carros ! Bizarro !!! 
Sobre o Shopping apenas um comentário: A decepção do Diego ao descobrir que a Coca-Cola comprou Jesus ( o guaraná) !!!  Mas a volta do Shopping não foi assim tão sem comentários...
 Pegamos um taxista que era um senhor. O segundo comentário sobre a ida ao shopping é que a impressão que ficou é que todo taxista em São Luis é mal humorado! Esse senhor foi calado e carrancudo por todo caminho até o hotel, e quando chegamos na porta deste, eu, Daniel e Diego descemos do carro e o senhor saiu arrancando... ele só esqueceu de olhar para trás e ver que a Nina ainda estava no carro, com uma perna pra fora e a outra pra dentro do táxi. O Diego deu um grito e ele parou. Mas nem olhou para trás para ver se estava tudo bem,  nem pediu desculpas... nada! Esperou ela sair e foi embora ! Terceiro comentário: Taxista em São Luis é tudo maluco !!!

De noite resolvemos sair novamente e fomos para um bar à beira da Lagoa. Enquanto estávamos indecisos sobre onde ir, uma atendente de um dos bares, falou do bar dela e explicou que outros bares tinham ao redor. Ela acabou me ganhando pela simpatia e honestidade ( e pela falta de conhecimento também é claro!) e fomos para o bar onde ela trabalhava. Foi um ótimo final de noite em São Luis! Musica boa, ótimos acompanhantes, drinques deliciosos e uma comida típica hiper gostosa!

Na volta para o hotel, pegamos outro taxista maluco e mal humorado, só que este era também desonesto. Quando estava chegando ao hotel ele zerou o taxímetro e deu um valor qualquer que passou pela cabeça dele pela corrida. 
E assim acabou nossa noite... e assim foi nossa dia em São Luis !

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Diário de Férias - Rota das Emoções - Rumo a São Luis

Vamos começar esta aventura em meu último dia de trabalho antes das ferias...
 Já tinha feito de tudo durante a semana pra deixar o mínimo de coisas pendentes, e só faltava uma coisa pra viajar... arrumar as malas.
Eu trabalharia até as 17:00, tinha unha marcada para 17:30 e voo marcado para as 22:00. Quase nenhum tempo sobrando pra nada , levando em conta que teria que sair de casa as 20:00 para estar no aeroporto as 21:00 para o check in.
Esse meu dia foi um dos mais longos da minha vida ! O tempo parecia não passar e toda hora eu ligava para o Diego resolver alguma coisa. Em dois anos juntos , ele nunca recebeu tantas ligações minhas como ele recebeu neste dia. Eu não conseguia pensar em nada a não ser: PQP, eu ainda não arrumei  a minha mala!!
Quando deu o final do dia, sai do trabalho correndo, e pensando em ganhar tempo, resolvi pegar o primeiro ônibus que passasse na frente do trabalho... Fiz isso e me ferrei porque acabei pegando um ônibus errado. Fui parar lá em Botafogo, onde tive que  pegar outro ônibus para voltar pra casa. So consegui chegar em casa na hora de fazer unha e fui correndo pro salão.
Eu estava com sono (tinha dormido muito mal na noite anterior), eu estava estressada, eu estava preocupada e mal humorada e a manicure estava atrasada !!! Cheguei correndo no salão e ela ainda estava com a cliente anterior... terminando, mas ainda com ela. Neste momento mais uma vez o tempo se esticou e pareceu eterno! Eu só   pensava que enquanto estava ali esperando, eu poderia estar em casa arrumando alguma coisa. E era fato que eu ia esquecer de por alguma coisa na mala, quando eu conseguisse fazer esta. E apesar de eu achar que enquanto a manicure  fazia minha unha, ela estava muito mais devagar do que o normal (loucuras de uma mente em alta velocidade), ela terminou antes do que eu previa!
Então, eu tinha oficialmente , 30 minutos para me arrumar e fazer as malas !!!

Após o sufoco da mala, nossa chegada ao aeroporto, encontro com a Nina e o Daniel (um casal de amigos com quem iríamos viajar) e check in foram tranquilos. A viagem é que não foi muito. Eu e Diego escolhemos as duas únicas poltronas do avião que não reclinavam. Foram as 3 horas de voo mais espremidas que eu já tive! Mas como eu já estava bem menos estressada, as horas de voo passaram depressa!

Finalmente chegamos a São Luis do Maranhão, dando início a nossa Rota das Emoções! Serão 12 dias cruzando 3 estados e com destino final em Fortaleza!

Como nossa chegada a São Luis foi durante a madrugada, não houve muita coisa que pudesse ser visto no caminho do aeroporto ate o hotel. Me pareceu ser um lugar bem maior do que eu esperava que fosse ( por ser uma ilha).
Fizemos o check in , o Diego foi no Subway que tinha em frente ao hotel (e que surpreendentemente "só" ficava aberta até as 6 da manhã!?!) e fomos dormir porque cedo no dia seguinte começariam nossos passeios.