terça-feira, 13 de abril de 2010

Mundo dos homens

Fui mandada pela minha nova empresa para fazer um curso em Macae. Mas nem parecia ser apenas outra cidade, e sim outro mundo. Sem querer cai de para-quedas no mundo dos homens! Nunca vi tanto homem no mesmo lugar. É apavorante!
Eu percebi que definitivamente nao sou um macho de respeito e que passo longe de ser um cara legal. Descobri que homens em concentração muito alta me dá medo!
Cai em uma sala com uns 40 caras, só eu de mulher. Entrei carregando minha cadeira, e logo um dos homens levantou, pegou a cadeira da minha mão e pôs lá na frente da sala. Vocês podem achar que foi gentil da parte dele, mas ele fez aquilo com uma cara de : "Ai que saco", como se eu fosse uma mala pesada e chata de carregar.
Durante as 2 horas e pouco de aula na parte da manhã, ouvi uma série de coisas idiotas que só homem consegue dizer e vários insultos às mulheres. Teve um cara que perguntou se tinha que abrir o sutiã da mulher para fazer massagem cardíaca (Aula de primeiros socorros). Fiquei quieta rezando pra instrutora responder que não. Que idiotice! A maioria dos homens nao consegue abrir o sutiã com a mulher acordada, imagine o estrago que ele faria com a mulher inconsciente! E a instrutora respondeu que não. Que o sutiã nao atrapalhava em nada na massagem cardíaca!
Um deles chegou a falar que se fosse mulher não era nem pra socorrer! Imaginei que ele devia ter uma bruxa em casa esperando por ele pra ele se referir com tanta raiva às mulheres. Mas ele não tinha nenhuma aliança no dedo. Será que a raiva dele era por falta de mulher?
E ai me toquei que todos me olhavam estranho. Eles não eram nada gentis e ainda me odiavam! Tive vontade de sair correndo pra casa. Senti uma saudade louca da Vê, que é menina e me entende, e do Gus, que é quase uma mulher (Rsrsrsrs! Brincadeira Gus!) Entrei em pânico! E pela primeira vez não podia pensar no que o Julio faria se estivesse no meu lugar (que é o que eu sempre faço quando não sei como decidir uma situação ou entro em pânico). Porque naquele lugar ele estaria em casa... macho alfa, confiante... ele seria ele! Pensei em começar a agir como uma sapatão caminhoneira. Coçar o saco e cuspir no chão. Quem sabe não seria mais facil?
E foi quando me toquei que eu estava fazendo tudo errado! Eu não tinha que mudar o meu comportamento por causa dos caras! Eu só tinha que ser eu mesma, e ser confiante! Parar de andar olhando pro chão. Parar de fazer cara de bichinho assutado. Ta bom, eu estava invadindo a área deles, mas eu tinha conquistado o direito de estar ali tanto quanto qualquer um daqueles brutamontes!
Levantei a cabeça e comecei a encarar todos que ficavam me olhando. E meu olhar dizia: " Não tenho medo de você!" Respirei fundo e voltei pra sala de aula para as aulas da tarde.
Minha mudança de atitude funcionou muito bem! No inervalo da aula à tarde, dois caras da minha turma vieram conversar comigo. Um deles era novato na área como eu, e o outro falou que gostar do trabalho ele não gostava, principalmente quando tinha que se separar do filho, mas que fazia porque ganhava bem.
No final da aula outros caras vieram conversar comigo. A maioria achava graça de mim quando eu dizia que estava louca para trabalhar.
Ah! E pra quem ainda não sabe, vou trabalhar embarcada em uma sonda (plataforma) de perfuração de poços de petróleo. Vou ficar confinada no mundo dos homens, mas eles vão se acostumar. Um dia eles se acostumam comigo!

R.V.G.M.T.

Nenhum comentário: