domingo, 1 de março de 2009

Mais uma das minhas aventuras


Ontem tive uma experiência bem diferente. Quase “underground” se é que esse é o termo que melhor a define.

Moradora e freqüentadora do Rio de Janeiro a pouco tempo, ontem fui conhecer mais um dos lugares que não constam dos pontos turísticos do Rio, mas deveriam... Conheci o local normalmente conhecido como “garage”, não o Garage em si, mas todos aqueles bares de rock alternativo que ficam naquele local. Nunca vi tantas figuras diferentes e estranhas em um só lugar! Foi muito interessante! Sabe aquelas vestimentas que estrelas do rock usam e que você acha que só em show mesmo você vai ver... Então, vi vários vestidos assim na rua. Vários garotos vestidos como Michael Jackson, e alguns ate mais diferentes ainda, e não, não eram fantasias de carnaval.


Minha aventura começou com uma amiga que é integrante de uma dessas bandas de rock alternativo. Saímos da casa dela , pegamos um ônibus as 11:30 da noite e descemos no ponto da Praça da Bandeira. Fomos caminhando ate um bar chamado Heavy Duty, onde alguns conhecidos dela iriam tocar.

No inicio não vi nada muito de diferente, tirando o fato é claro de todas aquelas pessoas estarem vestidas de preto. Mas pra mim já foi um pouco estranho, pois como não estava acostumada com as regras de vestimenta do grupo, fui com uma calça jeans clara e uma blusa bege e tênis branco. Sem querer cheguei me destacando! Pouco tempo depois de nós, apareceu uma menina com uma blusa abóbora e short, e eu vi como realmente “não” estar de preto, fazia com que a pessoa se destacasse naquele meio... minha amiga me contou que uma vez ela foi a um desse shows de vestido branco, mas que o que ela queria era chamar mesmo a atenção... e ela conseguiu.

Para tentar reparar minha chegada desastrada, fui para um cantinho do bar e fiquei sentada bem quietinha, pra ver se eu deixava de ser notada, para poder observar.

Confesso que eu ate que gostei bastante do som ( a principio achei que aquela gritaria toda fosse me irritar ou coisa parecida), mas sem perceber as pernas começaram a acompanhar o ritmo, mesmo não entendendo nada da letra...

E então comecei a reparar no comportamento daquelas pessoas...

Primeiro, aqueles cabelos Gigantes dos homens, e como todos eles, quando estavam tocando ficavam balançando a cabeça loucamente...fiquei me perguntando como eles conseguiam tocar alguma coisa balançando a cabeça daquele jeito, e como não ficavam tontos e caiam (pois o palco era muito apertadinho e ficava bem em cima do bar. As pessoas ficavam olhando para cima para ver a banda ). Outra coisa... não dava pra ver o rosto de nenhum deles! Será que eles queriam ficar conhecidos pelo comprimento ou o brilho do cabelo? Porque o cabelo era a única coisa que dava pra ver.

Em segundo, toda vez que o cantor de uma das bandas parava pra falar o nome da musica que eles iam apresentar eu tinha crises de riso. Eles começavam falando normal: _ Vamos tocar agora uma musica chamada: ROEIRRRREOIRRRRRRR ( e saia aquele som de porco gritando da boca deles). Cara, não dava... eu começava a rir... E era assim com todas as musicas... e eu ria todas as vezes! Ainda bem que eu estava num cantinho e ninguém reparou!

Ai , eu comecei e observar as pessoas que iam para debaixo do palco ver as bandas. A maioria homens (é claro!!!) ficavam colados no palco... e ai atrás deles você via uma meia dúzia de mulheres. Quando a musica era mais calma eles ficavam simplesmente balançando as cabeças (todos na mesma hora do mesmo jeito)ou fazendo símbolos com as mãos que eu com certeza não sei dizer o que eram (chifres, sei lá), mas quando a musica era mais agitada eles começavam com aquela rodinha de pancadaria. Eu que tava de longe, queria mais é ver o circo pegar fogo!!!! E achei super irônico quando da rodinha saiam um ou dois para a briga de verdade.... Irônico porque sempre vinham outros para separar. A graça não era bater e apanhar? Mas só pode de brincadeirinha? Quando era de verdade não podia mais? Complexo demais pra mim!!!!!

Outra coisa engraçada na forma como eles “se mexiam”. Alguém de vocês já viu o filme “terror em Silent Hill” ou algum outro filme de terror com zumbis e coisas do gênero? Pois é, achei todos eles parecidos com zumbis na hora de “dançar”. Não tinha espontaneidade... Eram sempre as cabeças balançando, sempre no mesmo ritmo, sempre do mesmo jeito... só faltavam babar cara! Alguns tinham até aqueles olhos esbugalhados de zumbis...

Mas no final da minha experiência, eu gostei de tudo! Principalmente da musica! Estou pensando mesmo em freqüentar esses lugares mais vezes e quem sabe ate aprender a tocar bateria (por causa da minha perna que não parava de acompanhar o ritmo da musica). Só espero não começar a agir como um dos “zumbis” do rock... eu tenho personalidade demais pra isso!


R.V.G.M.T.

Um comentário:

Profª Abigail disse...

Você já pensou em mandar esse texto para uma revista de rock?
Acho que eles iriam gostar muito!!
Eu que nem gosto desse gênero, me senti presa no texto até o fim.
Seu jeito de escrever me levou a isso.
Adorei!