segunda-feira, 27 de julho de 2009

Medida do tempo.

Por Airton Luiz Mendonça(Artigo do jornal O Estado de São Paulo)

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.
Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio... você começará a perder a noção do tempo.
Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.
Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.
Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:
Nosso cérebro é extremamente otimizado.
Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.
Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.
É quando você se sente mais vivo.
Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.
Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.
Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.
Como acontece?
Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).
Ou seja, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa são apagados de sua noção de passagem do tempo.
Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.
Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, -... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.
Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.
Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...ROTINA
A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.
Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M ( Mude e Marque).
Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos.
Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.
Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).
Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.
Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.
Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.
Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.
Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.
Seja diferente.
Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos..... em outras palavras...... V-I-V-A. !!!
Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.
E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.
Cerque-se de amigos.
Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes.
Enfim, acho que você já entendeu o recado,não é?
Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.
ESCREVA em tAmaNhos diFeRenTes e em CorES di fE rEntEs!CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE...
V I V A !!!!!!!!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Se não quiser adoecer...

Se não quiser adoecer

"Fale de seus Sentimentos"

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. - O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer - "Tome decisão" - A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções" - Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer
- "Não viva de aparências" - Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. - Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer
- "Aceite-se" - A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie" - Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer
- "Não viva sempre triste" - O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.

Por: Drauzio Varella

Expressões usadas pelas mulheres...‏

1- "Certo": Esta é a palavra que as mulheres usam para encerrar uma discussão quando elas estão certas e você precisa se calar.

2 - "5 minutos": Se ela está se arrumando, significa meia hora. "5 minutos" só são cinco minutos se esse for o prazo que ela te deu para ver o futebol antes de ajudar nas tarefas domésticas.

3 - "Nada": Esta é a calmaria antes da tempestade. Significa que ALGO está acontecendo e que você deve ficar atento. Discussões que começam em "Nada" normalmente terminam em "Certo".

4 - "Você que sabe": É um desafio, não uma permissão. Ela está te desafiando, e nessa hora você tem que saber o que ela quer... e não diga que também não sabe!

5 - Suspiro ALTO: Não é realmente uma palavra, é uma declaração não-verbal que frequentemente confunde os homens. Um suspiro alto significa que ela pensa que você é um idiota e que ela está imaginando porque ela está perdendo tempo parada ali discutindo com você sobre "Nada".

6 - "Tudo bem": Uma das mais perigosas expressões ditas por uma mulher. "Tudo bem" significa que ela quer pensar muito bem antes de decidir como e quando você vai pagar por sua mancada.

7 - "Obrigada": Uma mulher está agradecendo, não questione, nem desmaie. Apenas diga "por nada". (Uma colocação pessoal: é verdade, a menos que ela diga "MUITO obrigada" - isso é PURO SARCASMO e ela não está agradecendo por coisa nenhuma. Nesse caso, NÃO diga "por nada". Isso apenas provocará o "Esquece").

8 - "Esquece": É uma mulher dizendo "FODA-SE !!"

9 - "Deixa pra lá, EU resolvo": Outra expressão perigosa, significando que uma mulher disse várias vezes para um homem fazer algo, mas agora está fazendo ela mesma. Isso resultará no homem perguntando "o que aconteceu?". Para a resposta da mulher, consulte o item 3.

10 - "Precisamos conversar!": Lascou tudo!!, você está a 30 segundos de levar um pé na bunda.


11 - "Sabe, eu estive pensando..." :
Esta expressão até parece inofensiva, mas usualmente precede os Quatro Cavaleiros do Apocalipse..


domingo, 12 de julho de 2009

Festa de criança!

Domingo à noite... festa de aniversário da sobrinha que está fazendo 1 ano! Caramba, festa de criança é "o" momento de se cometer todos os excessos do ano inteiro!
Só tem porcaria pra comer!!!E falando honestamente... festa de 1 ano nao é pra criança, é para os adultos!
Algumas crianças nem ficam tão assustadas... mas a maioria chora o tempo inteiro com aquele monte de gente estranha que fica agarrando e pegando e dando beijo... Gente, isso extressa! Até eu que conheço todo mundo fico extressada, imagina a criança, que não entende porra nenhuma!

E aquele monte de comida? Eu não conheço uma pessoa que consiga manter o regime em festa de criança! É pipoca, algodão doce, cachorro quente, refrigerante... e é claro, bolos e docinhos (minha tentação)! É o momento em que todos os adultos aproveitam pra matar suas vontades de criança sem que ninguém fique enchendo o saco! Eu não sou gulosa, mas quando dou por mim já peguei o que o garçom ofereceu!Tipo, nem estou mais com vontade de comer, mas o olho do ser humano é uma coisa fantastica! E isso vai assim ate chegar aquela hora em que vc nem consegue conversar mais, só suspirar! E fica todo mundo na mesa com aquela cara de : "Nossa to muito cheio"! Uns suspirando para os outros.

E as fotos? Caramba, eu detesto a parte das fotos! Fica todo mundo querendo tirar foto com a criança , que não sabe que tem que ficar olhando pra frente e sempre acha algum detalhe hiper interessante no colo de quem ela esta. Ai fica aquele monte de gente boba apontando a maquina pro neném olhar. Mas é claro que ele não vai olhar! E é claro que vai sair um monte de foto com gente apontando a maquina!!!

Mas mais chato do que as fotos é quando tem aquela pessoa filmando! Você tá lá numa boa batendo papo com alguém e de repente acendem aquela luz super forte na sua cara! Você leva uns 3 segundos pra descobrir o que está acontecendo! Ah, tá... é o cara da filmagem! E tipo... a reação das pessoas a esse cara também é demais! Uns fingem que nem tão vendo o cara... ficam com aquela cara de paisagem olhando pra nada. Outros ficam rindo fixamente pra camera, com cara de bobo. Ninguém consegue continuar naturalmente o que estava fazendo antes.

Mas por esses e outros motivos festa de criança é muito divertida! Só não vai ser nada divertido a quantidade de exercícios que eu vou ter que fazer essa semana pra compensar a quantidade absurda de coisas que eu comi hoje! Fazer o que né?

R.V.G.M.T.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ser! Biólogo!

Olha bem pra mim agora! São 9 da manhã de plena segunda feira e eu aqui...sentada no Jardim Botanico, olhando as árvores e ouvindo os pássaros. Esperando o Callitrix aparecer para anotar o comportamento alimentar do bicho. Que vida dificil essa minha!
Esse tipo de coisa só me faz ficar cada dia mais apaixonada pela minha futura profissão. Ser biólogo é tudo de muito bom!
E eu descobri esse final de semana que todo biólogo é meio louco. É meio como um pré requisito... quer ser biólogo? Tem que gostar de fazer coisas que uma pessoa normalmente não gostaria de fazer. Ficar olhando pro nada durante horas, com sol ou chuva... quase um autista mesmo!
Eu realmente achava que fosse a única pirada que gostava disso, mas no Jardim Botanico conheci pelo menos outros 10 malucos como eu. E alguns ainda mais loucos, porque eles vivem disso!! Se bem que receber por esse trabalho é uma forma de compensação. Compensação essa que eu não tenho. Tá... eu sou mais maluca!
Mas então... na sexta me reuni a esse grupo de mais ou menos 10 biólogos para fazer captura do Callitrix. Uma chuva desgraçada e a gente lá, embaixo da chuva, tentando se proteger em algum lugar em que desse pra ver a porra do bicho chegar! E cada vez que um grupo chegava e uma armadilha estalava, parecia comemoração de gol do Brasil em Copa do Mundo. Eu comemorava junto e depois parava e pensava: - Gente... é tudo porra louca! E aí nós tiravamos as armadilhas cheias e botávamos outras vazias no lugar. E continuávamos lá esperando o próximo grupo entrar.
Os biólogos já formados e os estagiários mais antigos levavam os bichinhos para marcar, pesar, fazer a sexagem, coletar sangue e secreções. Como eu sou bicho novo no pedaço e ainda não tomei todas sa vacinas que devia, eu fiquei meio longe nesse processo.... vai que eu acabo transmitindo raiva para os bichinhos?
E assim foi passando o dia... e assim começou e terminou a minha sexta feira. Das 5:30 da manhã às 5 da tarde, esperando o Callitrix.
E nesse meio tempo, vi muitos Tucanos, esquilos, macacos prego, milhares de pássaros e milhões de insetos. Me senti o próprio Darwin... descobrindo um novo mundo!
Então, se você pensa em ser um biólogo de campo, pensa nessas características que eu citei: ser autista, maluco e ter uma certa resistência física para aguentar as intempéries sem proteção. E se você realmente pretende ser um biólogo, a essa altura você já pesquisou e descobriu que o Callitrix é ninguém mais ninguém menos que o famoso Sagui. Porque outra das características mais comuns de todo biólogo que eu conheço é ser o bicho mais curioso do mundo!
R. V. G. M. T.